Ultimas Notícias BBom





MPF denuncia membros da BBom por criação de pirâmide financeira

http://g1.globo.com/economia/noticia/2014/09/mpf-denuncia-membros-da-bbom-por-criacao-de-piramide-financeira.html

http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2014/09/mpf-de-sao-paulo-denuncia-cinco-suspeitos-de-uma-fraude-bilionaria.html

O Ministério Público Federal em São Paulo (MPF-SP) denunciou cinco pessoas que se associaram, “de forma criminosa”, segundo o órgão, para montar um esquema de pirâmide financeira sob o disfarce de “marketing multinível”, bem como pela negociação de contratos de investimento coletivo sem registro.

De acordo com o MPF, os denunciados vão responder pela prática de crimes contra o mercado de capitais, o sistema financeiro e a economia popular e ainda por lavagem de dinheiro, “uma vez que se articularam para ocultar o patrimônio adquirido com os crimes praticados e para movimentar, em contas de terceiros, os recursos ilicitamente obtidos dos consumidores que se associaram ao chamado Sistema BBom”.

A estimativa do órgão é que um milhão de pessoas investiram no “negócio”, cujo faturamento foi de R$ 2 bilhões.
“Os cinco denunciados trabalhavam com a emissão de contratos de investimento coletivo e assim criaram uma gigantesca pirâmide financeira”, disse o procurador da República Andrey Borges de Mendonça, autor da denúncia, em nota. Segundo o procurador, para dar uma aparência de legalidade ao “negócio”, os denunciados afirmavam tratar-se de um sistema de mercado multinível, baseado na venda de rastreadores. “Mas não havia a venda efetiva de rastreadores, tratava-se de um engodo para ludibriar as vítimas.”