O que é Doutorado e Mestrado?





Após a graduação o estudante pode continuar com sua formação acadêmica de diversos modos, e uma delas é através do mestrado e doutorado, e fazem parte da formação stricto sensu, que habilita o profissional em uma determinada área do conhecimento.

Para que o aluno possa realizar um doutorado a primeira etapa é escolher uma faculdade que ofereça o curso na área desejada. Depois que o aluno escolher a instituição de ensino em que deseja estudar, ele deve pesquisar um tema que deseja desenvolver durante o estudo.

O tema escolhido deve ser aprovado por uma comissão examinadora, e caso o projeto seja aceito o aluno poderá realizar o curso, no decorrer do qual aprenderá diversas disciplinas e desenvolverá o projeto proposto.

Este curso é oferecido por diversas instituições de ensino, geralmente as universidades públicas ou grandes redes de universidades privadas.
Embora o programa de doutorado possa conter diversas pequenas diferenças, o conteúdo básico deve ser semelhante devido as resoluções impostas pelo MEC (Ministério da Educação) para que o curso seja considerado válido.

O estudando que desejar obter uma bolsa para auxiliar na formação pode procurar por diversas instituições públicas, como o CAPES ou o CNPq.

A duração do curso pode variar bastante dependendo da instituição, sendo que algumas podem chegar a durar até 4 anos.

Para concluir o curso o aluno deve acumular uma determinada quantidade de créditos e ainda ser aprovada na defesa de sua tese, ou seja, deve apresentar o projeto desenvolvido no decorrer do curso e ter o mesmo aprovado pela banca.



Deixe seu comentário