Dicas para dormir bem a noite





10 dicas para ter uma boa noite de sono, e combater insônia, causada pela ansiedade, emoção de um dia agitado e estressante, com muitas informações.

1) Deite, feche os olhos e desvie a atenção dos pensamentos para a sua respiração e para os seus batimentos cardíacos. Perceba como estão suas emoções, como está seu corpo, se há algum ponto de tensão e relaxe, dimuindo o ritmo da respiração até que fique bem lento. Toda vez que o pensamento vier, mude o foco para a respiração.

2) Deite, feche os olhos, inspire lenta e profundamente pelo nariz e expire também profunda e lentamente pela boca. Durante cada respiração, acompanhe o ar entrando pelas narinas, saindo pela boca e o trajeto que ele faz pelo seu corpo. Repita a inspiração e a expiração sempre lenta e profundamente várias vezes.

3) Deitado e de olhos fechados, faça três respirações completas e profundas, inpirando e expirando lentamente pelo nariz. Depois, respire normalmente, observando, soltando e relaxando cada parte do seu corpo. Inicie pelo couro cabeludo, passando pela face, pescoço, nuca, ombros, braços – um de cada vez – músculos das costas e coluna, parte frontal do corpo, quadris, pernas – uma de cada vez – até chegar à pontinha dos dedos dos pés. Finalize fazendo novamente as três respirações, da forma como iniciou.

4) Tome um copo de leite morno antes de dormir. Não é lenda, o leite possui o aminoácido triptofano que ralaxa os músculos e induz ao sono.

5) Faça uma caminhada leve ou exercícios leves poucas horas antes de dormir.

6) Mantenha a temperatura do quarto agradável, evite claridade e observe se o colchão e travesseiros estão em bom estado.

7) Tome um banho morno, escove os dentes e vista um pijama. São hábitos que nos condicionam para dormir.

8) Opte por refeições leves antes de dormir, evitando carne vermelha, frituras e gorduras.

9) Evite cafeína, bebidas alcoólicas e fumo de quatro a seis horas antes de dormir por serem estimulantes.

10) Pense nos problemas, soluções e afazeres até duas horas antes de dormir. Depois, se entretenha apenas com o que possa acalmar e relaxar.



Deixe seu comentário

  • lana lima

    agora ja tenho dicas pra dormir bem !!!

  • kenia

    obrigado pelas dicas sao otimas…

  • valquiria

    Sempre tive problemas para dormir,acordo varias vezes a noite e demoro pra pegar no sono,mas nao prejudica meu dia a dia.Isso é prejudicial?

  • Adriene Andrade

    Eu durmo muito minha diz que isso e alguma doença e verdade?
    De belem

  • Romacildo

    OBRIGADO BEM STAR, HÁ UM ANO FUI ATÉ O ORTOPEDISTA COM AS MINHAS DECLARAÇÕES ELE SUSPEITOU QUE EU ESTAVA COM BUSITE E SOLICITOU ALGUNS EXAMES PARA CONFIRMAR O DIAGNÓSTICO, ASSISTINDO AO PROGRAMA BEM STAR OS ESPECIALISTAS CONVIDADOS DAQUELE DIA ENSINAVAM A ALTURA E COMO SE POSICIONAR NO TRAVESSEIRO E DEITAR SEMPRE DE LADO, ENTÃO SUMIRAM AS DORES DOS BRAÇOS E A INCOMODAÇÃO DA COLUNA.

  • joznilda nóbrega bernardo

    oi meu nome é jozenilda tenho 32 anos .eu queria saber se o ecesso de trabalho é o causador de muita dor de cabeça por q nao tenho muito tempo para descansar porque crio meus filhos sozinha e depois q saio do trabalho a rotina continua e nao tenho tempo para descae eu mim sinto muito mal com isso o q vc sugere?nsar