Curso de MOPP





A maioria as pessoas opta por tirar carteira de motorista A e B, que habilita o cidadão a conduzir veículos leves como moto e carro.

No entanto algumas pessoas decidem tirar carteira que contempla outras categorias para dirigir veículos pesados ou de transporte coletivo, devido ao trabalho.

No caso de pessoas que dirigem caminhões ou veículos de carga e querem transportar produtos perigosos, é necessário ainda realizar o curso de MOPP, que permite ao motorista possuir conhecimento para conduzir com mais segurança.

O curso pode ser ministrado por auto escolas específicas ou até mesmo pelo Departamento Municipal de Transito de cada cidade, o Demutran.

O objetivo do curso é permitir ao condutor conhecer as características e perigos inerentes a cada tio de substancia transportado, reduzindo o risco de acidentes e aumentando a segurança não apenas para o motorista, mas também para os demais condutores e cidadãos.

O curso de Transporte de Carga de Produtos Perigosos pode ser realizado apenas por motoristas que preencham o perfil mínimo para este tipo de habilitação e transporte, por isso é importante que o interessado se dirija até uma auto escola de confiança para verificar se pode realizar o curso- por exemplo, apenas motoristas que tenham carteira de habilitação nas categorias D e E podem realizar o curso.

É importante ressaltar que motoristas que não façam o curso não podem trabalhar com o transporte de substancias perigosas, pois o curso é exigido e regulamentado por lei, e por isso o instrutor precisa ser aprovado pelo CONTRAN – Conselho Nacional de Transito.

O curso tem validade de 5 anos e após esse período o motorista precisa renovar o curso.



Deixe seu comentário