Bacharelado e Licenciatura entenda a diferença





Na hora de escolher qual curso fazer na faculdade, muitas pessoas ficam em dúvida sobre a modalidade ideal: se licenciatura ou bacharelado. Entenda abaixo as diferenças entre ambas, e descubra qual a ideal para você.

– Bacharelado: de acordo com o MEC (Ministério da Educação) o bacharelado é um curso que confere ao estudante competências em determinada disciplina, possibilitando que o graduando exerça atividade acadêmica ou profissional naquela área.

No entanto, embora este profissional esteja apto a atuar na área aprendida, ele não terá formação complementar que lhe permita lecionar o conteúdo aprendido.

– Licenciatura: a licenciatura também conta com as disciplinas estudadas no bacharelado, mas durante o curso o aluno terá ainda disciplinas pedagógicas, que auxiliem o profissional na hora de repassar o conhecimento adquirido durante o curso. Ou seja, quem opta pela Licenciatura estará preparado também para dar aulas.

Em alguns casos, o curso de licenciatura é maior do que o curso de bacharelado, devido as disciplinas pedagógicas extras que são aplicadas durante o curso.

Ou seja, geralmente quem faz a Licenciatura deseja lecionar para o segmento estudado, enquanto que quem faz bacharelado geralmente está focado em entrar no mercado de trabalho e atuar no segmento escolhido.

Estudantes de ambas as modalidades podem concorrer a bolsas de estudo, mas devido ao déficit de docente em diversas áreas, os cursos de licenciatura tem sido oferecidos com algumas vantagens em diversas universidades – em muitas universidade públicas por exemplo, candidatos a cursos de licenciatura são isentos de taxa de inscrição.

Ambos os cursos oferecem diploma e são reconhecidos no mercado, cabendo ao estudante avaliar qual é a melhor opção para seu futuro profissional e acadêmico.



Deixe seu comentário